terça-feira, 17 de abril de 2012

USINA DE LIXO EM MIRACEMA É UM ATERRO CONTROLADO

A Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Miracema foi concebida e é licenciada pelo órgão ambiental estadual (INEA) como ATERRO CONTROLADO.  
Mas o que é isso e quais são suas implicações a médio e longo prazo?

Aterro Controlado    
Segundo D’Almeida e Vilhena (2000), o aterro controlado é uma técnica de disposição de resíduos sólidos municipais no solo, que busca minimizar os impactos ambientais da disposição a céu aberto. Esse método utiliza alguns princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte (terra) na conclusão de cada jornada de trabalho. Geralmente, não dispõe de impermeabilização de base, comprometendo a qualidade das águas subterrâneas, nem de sistema de tratamento de percolado (chorume) ou biogás gerado. É o nosso caso!!!
  • O aterro controlado pode apresentar vários problemas que estão associados aos lixões, apesar de minimizar os impactos ambientais [Sisinno e Oliveira (2000)].
Esse método não pode ser considerado solução definitiva para o correto equacionamento da disposição final de resíduos sólidos, uma vez que é grande seu potencial de impacto ambiental, notadamente no que se refere à poluição das águas superficiais e subterrâneas e do solo, quando não há impermeabilização.
Registre-se que, nesse caso, poderia ser verificada a possibilidade de obtenção de créditos de carbono (se tivesse sido previsto no projeto inicial) a instalação de drenos periféricos para captar o chorume; drenos para a saída do biogás; uma vez que o gás metano gerado no aterro controlado é apenas queimado por combustão espontânea e drenos para captação das águas pluviais. Não é o nosso caso!

Combustão Espontânea
Para  Lima  (2004),  o  processo  de  decomposição  dos  resíduos  sólidos  por meio  da  ação  dos microorganismos,  produz  o  biogás  que  é  composto  por  hidrogênio,  nitrogênio,  gás  sulfídrico dióxido de carbono e metano. Este último é altamente inflamável e junto com o ar pode formar uma mistura explosiva; por  isso é comum a combustão espontânea do  lixo.  Cabe  ressaltar, que o local escolhido para a Usina em Miracema é uma área em topo de morro onde os ventos sopram com grande intensidade, o que aumenta a possibilidade da combustão espontânea ocorrer, e ainda, a direção dos ventos podem carrear a fumaça para a cidade trazendo mau cheiro e  problemas respiratórios na população.

Considerações
Vale ressaltar, que até 2010 o nosso Resíduo de Serviço de Saúde - RSS (lixo hospitalar) era queimado a céu aberto na Usina, o que implicou numa ação conjunta entre o então Departamento de Meio Ambiente, a Procuradoria do Município e os Grandes e Pequenos Geradores (Hospital, Casa de Saúde, Médicos Veterinários, Dentistas, Farmacêuticos, etc). Atualmente, Miracema atende ao que dispõem a Lei 12305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), no que tange a questão dos RSS.

Já existem soluções sendo estudadas pela SEMMAM e a SEA/INEA, sendo a mais viável, a proposta de encaminhar o nosso rejeito para o aterro sanitário em  São Fidélis/Pureza, projeto custeado pelo estado, através do Programa Lixão Zero, o que encerraria com as atividades do aterro controlado em Miracema até meados de 2013; outro projeto que já está a caminho é a retirada da triagem e compostagem daquele local, levando todo o processo para uma área já no caminho para São Fidélis, longe de comunidades, escola, hospital, florestas e nascentes, transformando o local num Parque (reflorestado), que verdadeiramente beneficiará a população do entorno.

Fonte completa disponível em:
www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br/include/getdoc.php?id...

7 comentários:

  1. Uma dúvida muito importante:
    A existência do aterro sanitário consorciado, no caso o de S Fidélis/Pureza, não retira a necessidade de existir mecanismos no município, como no caso seria uma usina (UTIL), para evitar que todo o resíduo siga para o aterro. Isso está no programa Lixão Zero do governo estadual. E como faremos, se extinguirmos a UTIL?

    ResponderExcluir
  2. Não acabaremos com a triagem e compostagem, precisamos dela para diminuirmos ao máximo o rejeito que será enviado ao aterro regional, só levaremos a operação para outro local.
    Equipe SEMMAM

    ResponderExcluir
  3. A fim de contribuir com o trabalho de vcs, haja vista o quão foi importante a UTIL para Miracema, que tinha lixões a céu aberto na entrada da cidade, disponibilizo uma dissertação, que pode ser útil no desenvolvimento e análise para tomada de decisões. Espero que seja "UTIL": http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=66&ved=0CDcQFjAFODw&url=http%3A%2F%2Fbvssp.icict.fiocruz.br%2Flildbi%2Fdocsonline%2Fget.php%3Fid%3D1426&ei=RmXcTLKSKJaKnwe-z70W&usg=AFQjCNHDX95auXelrOv_VGihHViF0aVyyw&sig2=Q5M-SWVVPCN3LFZPYSg_ZA

    Está disponível aqui: http://blogovagalume.blogspot.com.br/2010/11/miracema-saneamento-basico-ibge-2000.html

    ResponderExcluir
  4. o QUE HOUVE CONTRA O COMENTÁRIO QUE FIZ E SUGERI UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE TRATA DA UTIL?

    ResponderExcluir
  5. Cara Angeline, não houve absolutamente nada contra o seu comentário, apenas uma demora na liberação dos comentários. Agradecemos sua colaboração e sua participação.
    Equipe SEMMAM

    ResponderExcluir
  6. Atenção SEMMAM. Aterro sendo feito na margem direita do Ribeirão Santo Antônio nos fundos da CAPPS/CAMEDS, entrada pela rua Irineu Sodré. Inclusive com uma construção já em pé. Visto da ponta do Tiro de Guerra está "colado" ao leito.

    ResponderExcluir
  7. Vixe Maria! Mais essa... antes era o Ambiente Histórico e cultural, agora o natural? Pelo Amor de Deus!

    ResponderExcluir

Seu comentário será analisado pela nossa equipe!