sexta-feira, 23 de março de 2012

SERVIDORES DA COLETA DE LIXO SÃO VACINADOS CONTRA HEPATITE B E TÉTANO

Em mais uma ação de valorização do servidor, os 20 colaboradores Serviço de Coleta de Lixo foram vacinados nesta semana contra hepatite B e tétano. A campanha de imunização foi desenvolvida pelo Serviço de Segurnça do Trabalho da SEMMAM, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Miracema.
Segundo o Engº de Segurança do Trabalho - ESP. Francisco Neto, o intuito da campanha foi atualizar o calendário vacinal dos servidores, protegendo-os contra doenças que podem provocar a morte. A vacinação representa uma ação preventiva do Programa de Saúde Ocupacional do Trabalhador,"estamos prevenindo nossos colaboradores, já que eles desenvolvem papel importante no município e necessitam estar protegidos para desenvolverem suas atividades com êxito”, ressaltou.
O tétano é uma doença infecciosa grave que frequentemente pode levar à morte. É causada pela neurotoxina tetanospasmina, que é produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani.
A bactéria é encontrada no solo, em fezes de animais ou humanas que se depositam na areia, ou na terra sob uma forma resistente (esporos). A infecção se dá pela entrada de esporos por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra. Ferimentos com objetos contaminados normalmente representam um risco grande de desenvolvimento da doença, se a pessoa não tiver sido vacinada.
Já a hepatite, é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).
Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatites A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus etc), além de drogas (anti-inflamatórios, anti-convulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anti-concepcionais), distúrbios metabólicos (doença de Wilson, poli-transfundidos, hemossiderose, hemocromatose).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pela nossa equipe!