Funcionário da Coleta de Lixo de Miracema, machucado com vidro descartado inadequadamente.
Sobre o destino do lixo, você conhece os cuidados que precisamos ter em relação ao descarte de lâmpadas, espelhos e vidros de automóveis. Eles não podem ser descartados no recipiente tradicional de reciclagem, mas também não devem ser destinados ao lixo comum sem alguns preparativos.
Como sabemos, a reciclagem proporciona inúmeros benefícios ao meio ambiente e à saúde do ser humano. Ao reduzir o volume de lixo e dar um destino correto aos materiais, evitamos que eles se acumulem na natureza, causando enormes danos ao solo e aos rios. Também evitamos o risco de proliferação de doenças e ainda contribuímos de forma positiva para a economia do país, já que grande parte dos materiais retorna à cadeia produtiva, reduzindo os custos e poupando os recursos naturais.
Mas, infelizmente, ainda não contamos com tecnologia suficiente para aproveitar todos os materiais que utilizamos. Espelhos, vidros de automóveis, termômetros e lâmpadas fluorescentes entram na lista dos materiais que não são recicláveis e cujo descarte exige cuidados especiais.
No caso de vidros de automóveis e espelhos, a orientação é que sejam envoltos em várias camadas de papel ou jornal – o mesmo é recomendado para copos quebrados e outros vidros recicláveis -, antes de serem acondicionados em sacos plásticos. Esse cuidado evita que os catadores e coletores se machuquem ao manipular esses materiais.
Os termômetros e lâmpadas fluorescentes exigem um cuidado ainda maior. Apesar de serem bem mais econômicas em relação às lâmpadas comuns, ou incandescentes, as fluorescentes contêm metais pesados. Um deles é o mercúrio, presente também nos termômetros e em alguns medicamentos.
Quando despejado nas proximidades de rios e córregos, o mercúrio pode entrar na cadeia alimentar dos peixes, transformando-se em metilmercúrio. Esses peixes contaminados, por sua vez, quando consumidos em excesso pelo homem podem levar a problemas neurológicos.
Algumas empresas já realizam a descontaminação de lâmpadas e termômetros antes de fazer o descarte desses produtos. Mas esse é um serviço que custa caro e não está disponível para a população.
Pedimos a população miracemense que colabore com os nossos coletores e catadores, façam o descarte adequado dos vidros, evitando assim, que os nossos funcionários se machuquem, como na foto acima.
Uma curiosidade: ele usava luvas?
ResponderExcluirNo momento que tiraram a foto ele estava em serviço. Por que não se licenciou? Na mão contra lateral ele está com luva, agora na mão ferida, nem de luva ele poderia estar, pois ele não está habilitado a desempenhar a função, devido ao acidente. Não vejo motivo de expô-lo como exemplo. Como instrumento educativo, o melhor é tirar foto do lixo inadequado. A foto exposto não educa ninguém, nem ao Poder Público. Mostra total incapacidade gestão.
ResponderExcluirMuito bom, tem que fazer mais campanhãs sobre o decarte do lixo para ver se a população ajuda para que coisa como essa não aconteça fiz um trabalho recentemente para a empresa Vital Seleta e vi todo o processo de trabalho deles a maioria do lixo que chaga lá não é utilizado e muito lixo misturado se a populção separar o lixo de maneira correta em casa vai ajudar muito o trabalho desses funcionários e evitar acidente vamos pensar um pouco nessas pessoas que limpam nossa cidade e cuidam do bem estar de todos nós eles são verdadeiros guerreiros se cada um de nós viser nossa parte vamos evitar casos como esses.
ResponderExcluirMás também penso que o Munícipio tem que fazer um trabalho de prevenção com esses funcionários pois vejo muito eles sem equipamentos de proteção adequado, os caminhões totalmente indadequado correndo o risco de queda desses funcionários, uniformes inadequados, a população deve fazer sua parte más se não está fazendo vamos comprar luvas para proteção contra materiais cortantes como vidros, estou pronto para ajudar no que for preciso conheço de perto esses riscos.
Alessandro Carneiro Pereira
Técnico de Segurança no Trabalho
Caros leitores, agradecemos a participação e informamos que todos os nossos funcionários receberam EPIs e fazemos a fiscalização deste uso, no momento do acidente o coletor estava usando luvas, por isso o pior não aconteceu e foi o próprio que pediu que fizéssemos a divulgação do ocorrido, com relção ao afastamento do servidor isso se deu pelo tempo necessário estabelecido pelo médico que o atendeu. A SEMMAM vem desenvolvendo palestras educativas para os nossos coletores e estamos buscando melhorar todo o sitema de coleta em nossa cidade, inclusive já estamos estabelecendo uma Política de Segurança para este setor,em breve estaremos postando neste espaço as inovações. Estamos atentos a todas as questões aqui colocadas e continuamos buscando soluções que atendam as nossas necessidades e a nossa realidade. Mais uma vez obrigada pela participação, continuem sempre nos visitando e se posicionando a respeito da nossa cidade.
ResponderExcluirEquipe SEMMAM